quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pare de brincar com a verdade


- Pare de brincar com a verdade - Ela disse.
Sempre fui uma tremenda palhaçona. Como muitos sabem, as maioria das pessoas nunca viram graça alguma em palhaços, para alguns até assustadores eles são. Para outros, são alegres por fora e vazios por dentro. Pelo ao menos, para os poucos que realmente me conhecem até hoje, faço o que posso para tirar-lhes um sorriso de vez em quando. Ela sempre dizia:
- Pare de brincar com a verdade.
Por incrível que pareça, os outros continuavam a se divertir com a tremenda palhaçona. Eram brincadeiras com todos os tipos de verdade, mas sempre os lembrava que eram apenas brincadeiras. Certo dia, uma voz um dia fez e aquietou todo meu público retrucando uma de minhas brincadeiras:
- Olha, hein? Toda brincadeira tem seu fundo de verdade - Disse a tal voz em tom um pouco debochado.
Alguém deixou a palhaça sem graça. Será? Dessa vez me peguei perdida entre toda aquela palhaçada. Fiz como quem não sabia de nada. De quem era aquela voz? Ah, Um fanfarrão, das antigas. Sabia sobre a palhaçada mais do que devia. O tipo que te despes a alma e tuas verdades em público, porque acha engraçado te constranger, é o tipo amigo inconvenientemente íntimo. 
- Pare de brincar com as verdades - Ela disse outra vez.
Verdades, mas não era uma, agora são quantas? 
- Foi o que eu falei, minha cara. Pare de brincar com as verdades, porque um dia não vai saber, diferenciar as brincadeiras das verdades. Quantas brincadeiras com verdades vai fazer, não vai saber, e vai se perder. Como sempre faz sem perceber.
Aquela voz gargalhou.
- Não se preocupe, minha cara. Estou brincando com você.

2 comentários:

  1. O texto se mostra muito de sua autoria, parece que existe uma certa turbulência de emoções, um questionário de boas peguntas e poucas respostas concretas. A Brincadeira é de princípio um badogue que arranca frutas da árvore da verdade, na inocência, mas nela não estabiliza, parte como um mecanismo forte que toca na ferida do ser portador do mistério revelado. É por muitas vezes constrangedor.

    Texto embaralhado, impulsivo! Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você descreveu quase tudo de uma maneira diferente, legal. Obrigada, haha.

      Excluir